Translate

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Reviver o passado!

Estive a matutar o que é para mim o Alentejo...
A  Vila onde nasci pertence ao distrito de Portalegre. 
Alter , é uma vila muito bonita e muito hospitaleira. 
O Alentejo é colo, é abraço, é hospitalidade, é carinho é...
Pão com azeitonas, sopas de café, papas de farinha que  a minha avó Susana fazia quando íamos para casa dela.
Era a canjinha que ela fazia maravilhosamente bem, e ponha na terrina e nos servia, eu pequenina adorava estar com ela. 
Era a torrada feita com um garfo à lareira barrada com toucinho (comi muitas vezes e a minha avozinha dava nos com tanto carinho.  Nunca mais comi torradas que me soubessem como aquelas) .
Eram tortas, eram roscas, pão tanta coisa comprada na loja do " senhor Domingos Malafaia" na "loja da senhora Domitilia" etc...
Eram enchidos do talho do "Malafaia".
Eram os caldinhos ou sopinhas feitas pela minha avozinha.
Eram histórias e mais histórias que a minha avózinha, e as vizinha da rua nos contavam, no Inverno, com a braseira debaixo da mesa. 
Era aos domingos, frango tostado, frango de tomatada, frango de fricassé, na casa da minha mãe.
Eram comeres vegans que não eram resultado de "modas" mas de dificuldades financeiras e de muita criatividade. 
Pois comia se o que havia.
Eram as cadeiras na rua, depois do jantar, onde as pessoas se sentavam para conversar. Eram cadeiras  na rua durante a tarde pela fresquinha onde as mulheres se sentavam umas a fazer meia ou renda, outras a catar os miúdos de piolhos e os gaiatos e gaiatas  brincavam.
Eram as melodias cantadas pelos homens, diferentes do que se ouvia na cidade grande. 
Era o calor sufocante que até custava a respirar e a àgua fresca da fonte ou do poço do quintal quem o tinha.
Era a liberdade de brincar na rua, sob o olhar atento da avó e das vizinhas. 
Era as fogueiras nas ruas onde saltava-mos,  era os folares comidos  à sombra das àrvores.
Eram amigos que hoje, quase cinquenta anos depois, ainda guardo.
Era aquela paisagem onde o olhar se perdia. Era tudo tão diferente. 
Acima de tudo o Alentejo é um lugar onde passei os melhores e piores momentos da minha infância e juventude. 
Ah! A vila a que me refiro  fica a 30 km de Portalegre e também a 30 km de Ponte Sôr  chama-se Alter, terra da minha mãe e toda a sua família.


De Fátima Mendes 

Dia 7-6-2023


Sem comentários:

Enviar um comentário